Director: Bruno Pereira

 
Farmácia Serviço




 


 

teachers_468x60.gif


A freguesia de Alcafache no contexto da região beiraltina é uma freguesia marcadamente contemplada com variadíssimos vestígios arqueológicos que permitem vislumbrar a importância desta terra ao longo da História. É reconhecida a importância das termas durante o período relativo ao domínio romano. As Termas de Alcafache continuam na actualidade a assumir-se como um marco importante nas preferências de centenas de portugueses e de turistas, com grande incidência no turismo sénior.
A freguesia de Alcafache dispõe de múltiplos monumentos e templos religiosos riquíssimos e de interesse turístico redobrado. Além disso, beneficia de uma exponencial localização (entre Mangualde e Viseu), sendo hoje servida por uma malha viária de qualidade e apresenta uma grande oferta de recursos ambientais. Tem por isso um potencial turístico bem vincado que há-de afirmar-se cada vez mais nos anos vindouros.
A História de uma freguesia faz parte da sua própria identidade, sendo o património cultural a materialização dessa identidade que urge preservar e divulgar.
livro_alca.jpg

Nesta conformidade, é imprescindível a edição desta obra, que se afigura como mais um instrumento e um apoio para a promoção e divulgação turística da Freguesia de Alcafache e em particular das potencialidades das termas e dos demais recursos endógenos potenciadores de mais turismo e de um maior desenvolvimento.
Este trabalho não se trata de uma monografia sobre a freguesia, mas sim uma recolha de vários apontamentos históricos sobre a freguesia e os seus monumentos, com o objectivo de divulgar esta bela freguesia onde o verde bordeja o Dão.

Foi elaborado por Pedro Pina Nóbrega, licenciado em Arqueologia e História com pós-graduação em Estudos do Património, profundo conhecedor da história e do património cultural do concelho de Mangualde, com diversos artigos publicados na imprensa local e da especialidade. Prepara neste momento a sua dissertação de Mestrado em Estudos do Património sobre o Património Cultural do concelho de Mangualde.

A obra está à venda na Junta de Freguesia de Alcafache e no Posto de Turismo de Mangualde

12 Fev 2008 - 613 visitas











 

© 2007 Mangualde Online - Todos os direitos reservados - powered by