Comunicado 

Face às notícias recentemente veiculadas vejo-me na necessidade de esclarecer o que levou à minha suspensão no PSD, partido em que milito desde há muitos anos e a quem já muito dei.
Faço-o como defesa de honra e impulsionado pelos Amigos que nesta hora tanto se têm indignado com esta injustiça.

– Aquando das últimas eleições para as diretas do PSD – em que fui fervoroso apoiante do Dr. Rui Rio, tendo-me empenhado ao máximo para que o mesmo ganhasse em Mangualde, como veio a acontecer – foi apresentada uma lista de delegados por Mangualde ao Congresso Nacional.

– Esta lista foi entregue no dia estabelecido ao sr. Presidente da Mesa de Militantes, se bem que tivesse sido muito difícil a entrega, por motivos que até hoje desconheço.

– Qual não é o nosso espanto quando no dia das eleições a lista A não se encontrava a votação na mesa de secção de Mangualde, nem tendo sido obtida uma explicação válida para o efeito;

– Por forma a resolver-se a questão foi contactado o sr. Presidente do Conselho de Jurisdição Distrital que se deslocou de imediato a Mangualde;

– Depois de, por ele, analisada toda a situação, deu indicação ao sr. Presidente da Mesa que a Lista A tinha que ser admitida e ir a eleições naquele dia (tendo este facto levado a que as eleições se iniciassem cerca de 30 minutos mais tarde).

– Devido a motivos profissionais um dos elementos eleito como efetivo informou que não poderia comparecer, tendo-me solicitado que o substituísse.

– Contactado os serviços centrais do PSD Nacional para saber qual o procedimento para se fazer a substituição, referiram que bastava o sr. Presidente da Mesa da Secção de Mangualde assinasse uma declaração em como aceitava que eu fosse como delegado ao Congresso (em substituição do elemento efectivo);

– O sr. Presidente da Mesa assinou esta declaração, a qual foi enviada por mail (fazendo sempre referência que se pretendia a substituição de um membro);

Cumpridos todos os procedimentos fui LEGITIMAMENTE ao Congresso Nacional. 

Em janeiro recebi uma comunicação do atual Presidente do Conselho de Jurisdição Nacional a dar conhecimento de uma queixa onde constava que eu teria ido indevidamente ao Congresso Nacional. Não lhe dei a importância devida uma vez que entendi ser tão despropositado o que lá era mencionado que nem era necessário perder demasiado tempo, confiando, na altura, no discernimento e análise factual e jurídica do Conselho de Jurisdição Nacional.

Na passada sexta-feira tive conhecimento da minha suspensão do PSD por, segundo refere o Partido, ter prestado falsas declarações e por falseamento de documentos instrutórios na ficha de inscrição como delegado ao Congresso Nacional, uma decisão que vem cerca de uma semana antes de a Comissão Política da qual era Presidente indicar o nome para as eleições autárquicas do PSD.

Relativamente aos possíveis meandros políticos desta decisão deixo aos meus caros Amigos que analisem individualmente e deixo o desafio às estruturas do PSD envolvidas nesta decisão que divulguem o documento de inscrição do congresso assinado pelo Sr. Presidente de Mesa de Mangualde.
Dei sempre tudo à JSD e ao PSD. Fui diversas vezes a eleições e nunca me conseguiram derrotar e fui legitimante eleito, pela segunda vez consecutiva, como presidente da Comissão Política do PSD de Mangualde. Não me ganharam em eleições, ganharam-me (provisoriamente) na secretaria.
Estou sereno e tranquilo, a trabalhar, desta feita com as entidades competentes, para que a verdade seja reposta e, meus Amigos, não duvidem que será.

Finalmente, sou a manifestar a minha gratidão a tantas pessoas, militantes e simpatizantes do PSD de Mangualde e de todo o Distrito, bem como às mais diversas personalidades de todos os quadrantes políticos, pela solidariedade manifestada, dizendo saberem bem quem eu sou e como estas “coisas” acontecem na política.

Luís Amaral