O Centro de Mangualde do Groupe PSA passa a produzir totalmente os novos veículos comerciais ligeiros das marcas Peugeot e Citroën, com um potencial industrial máximo de 75.000 veículos por ano.

Após 8 meses a produzir em coabitação as duas gerações dos veículos comerciais ligeiros do Groupe PSA, o Centro de Mangualde inicia uma nova fase, em que toda a fabricação se centra nos novos  Peugeot Partner/Rifter e Citroën Berlingo/ Berlingo Furgão.

Para receber a produção dos novos veículos com o melhor nível de eficiência, a fábrica sofreu uma das mais importantes transformações industriais da sua história. As principais modificações verificaram-se no setor de Ferragem, com a implantação de novas ilhas robotizadas e nos setores de Montagem e Logística, com a reorganização da arquitetura industrial. Junto com a inovação e a transformação, a industrialização do novo modelo é um dos pilares do Mangualde 2020, projeto com o qual a empresa está a consolidar o seu futuro.

No que se refere à cadeia logística, o lançamento deste novo modelo possibilitou o desenvolvimento de um tecido industrial de proximidade (cluster), permitindo um aumento do número de empresas portuguesas de componentes automóveis de 6% para 25%.

Para adaptar-se aos novos processos de produção, realizaram-se na fábrica de Mangualde 58.000 horas de formação aos trabalhadores implicados na fabricação dos novos modelos.

Esta nova geração de veículos comerciais ligeiros do Groupe PSA está a ser produzida sobre a plataforma EMP2 e em exclusivo mundial nos Centros de Vigo (Espanha) e Mangualde.

José Maria Castro Covelo, Diretor do Centro de Mangualde: “Depois de dois anos de transformação industrial, o novo modelo é já uma realidade. Conseguimos cumprir os nossos compromissos e objetivos de competitividade, flexibilidade e qualidade, para responder a um mercado cada vez mais exigente.”

 

Peugeot Partner e Citroën Berlingo: uma história com 20 anos

Em 1996, o lançamento do Peugeot Partner e do Citroën Berlingo pressupôs uma revolução na conceção destes utilitários ligeiros, convertendo-se numa referência para o setor. O Centro de Mangualde começou a produzi-los em 1998 e, desde essa data até agora fabricou 800 mil veículos, o que representa mais de metade da produção total da fábrica desde 1964.

Esta gama de veículos permitiu ao Groupe PSA confirmar a liderança de vendas dos veículos comerciais ligeiros na Europa, com uma quota de mercado superior a 20%, que alcança os 30% no mercado de furgões.