O Primeiro Ministro, António Costa, esteve esta sexta feira, 16 novembro, em Mangualde, numa visita a empresas do concelho. O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e o autarca de Mangualde, João Azevedo, acompanharam o momento.

A comitiva visitou a MAVIVA(logística) e a Lear Corporation (componentes automóveis), empresas recentemente instaladas no concelho para responder às exigências dos novos modelos da PSA Mangualde, nomeadamente na sequência do modelo da Peugeot-Citroen “K9“.

“ (…) HOJE TEMOS EM MANGUALDE UMA BOLSA DE QUASE PLENO EMPREGO” JOÃO AZEVEDO

João Azevedo aproveitou o momento para “agradecer ao Senhor Primeiro Ministro por, mais uma vez, se dirigir a Mangualde para contribuir com a sua dedicação e a sua governação para que este território seja mais forte, mais competitivo e mais coeso”Reforçou ainda a importância da “rapidez e confiança do investimento público e do investimento privado. Confiança nos territórios e no Governo. Confiança na rapidez dos processos administrativos e foi isso que aconteceu com estes dois investimentos (Maviva e Lear) chegaram a Mangualde. Assim, felizmente, hoje temos em Mangualde uma bolsa de quase pleno emprego”. No âmbito do investimento púbico, o presidente da Câmara Municipal de Mangualde sublinhou ainda que “o investimento tem sido decisivo para o desenvolvimento deste território, através do investimento que o Governo tem dedicado aos Municípios nomeadamente nos Programas Operacionais Regionais, nos Programas Operacionais Nacionais, nos programas do Orçamento de Estado e naquilo que é o grande investimento na linha ferroviária. O edil mangualdense rematou ainda afirmando que “os autarcas têm hoje capacidade e têm investimento para fazer um bom trabalho e para fazer tudo o que é necessário para ajudar as suas populações”.

ESTAS DUAS EMPRESAS (…) SÃO UMA BOA DEMONSTRAÇÃO QUE É POSSÍVEL EFETIVAMENTE CRIAR NO INTERIOR EMPREGO, EMPREGO DE QUALIDADE, QUE FIXA E QUE ATRAI POPULAÇÕES” ANTÓNIO COSTA

António Costa começou por “agradecer ao Presidente da Câmara Municipal pela enorme capacidade que teve de olhar para o seu território e, em vez de fazer aquele discurso triste e infeliz do interior abandonado, ter percebido que tinha aqui uma enorme oportunidade de afirmar o seu concelho como uma grande centralidade de atividade industrial e de atração de investimento direto estrangeiro”. O Primeiro Ministro afirmou ainda que “a âncora que é a fábrica da PSA permite desenvolver aqui este Cluster Automóvel. Estas duas empresas que este ano começaram a laborar e que fornecem essencialmente a PSA são uma boa demonstração que é possível efetivamente criar no interior emprego, emprego de qualidade, que fixa e que atrai populações”.

MAVIVA
A Maviva é uma empresa espanhola, fornecedora de serviços de logística. Instalou-se em 2017 em Mangualde, num investimento de 3,5 milhões de euros, criando 30 postos de trabalho.

LEAR CORPORATION
A Lear é uma empresa norte-americana, fornecedora de componentes automóveis. Instalou-se em Mangualde no início deste ano, num investimento de cerca de 10 milhões de euros, prevendo criar, até ao final deste ano, um total de 120 novos postos de trabalho.

SONAE ARAUCO VAI INVESTIR 42,4 MILHÕES DE EUROS EM MANGUALDE
António Costa e a sua equipa, visitaram ainda a Sonae Arauco, empresas de painéis derivados de madeira e que está instalada em Mangualde desde 1990,para a assinatura de um contrato-programa com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), no valor de 42,4 milhões de euros, um investimento destinado à sustentabilidade ambiental da unidade. António Costa, que considerou esta parceria de financiamento “essencial para apoiar a modernização, a inovação, a internacionalização, mas também a localização e fixação das empresas no interior do país

A Secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro, Mariana Vieira da Silva, o Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e a Presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, também integraram o périplo pelas empresas.