Vitor Santos embaixador para a Ética no Desporto

Vitor Santos, aceitou o convite que lhe foi dirigido pelo Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), e aceitou ser Embaixador para a Ética no Desporto.

Na qualidade de Embaixador, compromete-se a participar ativamente na persecução dos desígnios do Programa Nacional de Ética no Desporto, com todos os seus intervenientes, designadamente na promoção e vivência dos valores no desporto que promete defender em todas as situações em que participar, a nível profissional e como cidadão.

Vitor Santos, nasceu em Viseu, é Licenciado em Comunicação Social e exerce funções de Técnico Superior no Instituto Politécnico de Viseu. É, ainda, autor do livro “Educar o sonho: ética e envolvimento parental na prática desportiva” (2018).

Numa época tão conturbada no desporto português é uma boa notícia, esta nomeação, para a região.

O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), representa uma iniciativa governamental e está sediado no Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.. Dentro desta entidade é dinamizado pelo Gabinete de Coordenação do PNED.

O PNED é um conjunto de iniciativas estruturadas e planificadas, que visam divulgar e promover a vivência dos valores éticos inerentes à prática desportiva como a verdade, o respeito, a responsabilidade, a amizade, a cooperação, entre muitos outros.

Valores, estes, que se pretende que sejam assimilados e vividos na prática desportiva.

O PNED pretende alcançar todas as áreas da sociedade e tornar-se acessível a todos os cidadãos nacionais e estrangeiros, veiculando a interação e inclusão social, promovendo o diálogo intercultural e intergeracional, contribuído para uma unidade nacional em torno de um desiderato comum – a educação e formação ética para a construção de um desporto saudável e com sentido.

Vítor Santos treinou diversos escalões da modalidade de futebol desde os infantis aos juniores nos clubes Académico de Viseu e Sport Viseu e Benfica, tanto no campeonato distrital como nacional.

Foi membro efetivo do Observatório Municipal de Desporto Câmara Municipal de Viseu. Tem apresentado várias palestras no âmbito da temática da ética no desporto e da participação dos pais nas atividades desportiva dos filhos, não só no país como também no estrangeiro.

É colaborador na imprensa regional e em plataformas de desporto e ética.

Prémios e distinções:

2018: 2.º Classificado da 6.ª edição do Prémio Desporto “Ética para a Imprensa Regional” com o artigo: Silence is gold, atribuído pelo Plano Nacional de Ética Desportiva em parceria com o Clube Nacional de Imprensa Desportiva.

2017: Menção Honrosa pelo reconhecimento dos artigos sobre temas fundamentais da Ética Desportiva, atribuído pelo Plano Nacional de Ética Desportiva em parceira com o CNID.

2016: Menção Honrosa do Prémio Desporto com Ética pelo caderno pedagógico «A participação dos pais na atividade desportiva dos filhos», atribuído pelo Plano Nacional de Ética Desportiva em parceira com o CNID.

2016: 1º Classificado da 4ª edição do Prémio Desporto “Ética para a Imprensa Regional” com o artigo: Falta de Cultura Desportiva, atribuído pelo Plano Nacional de Ética Desportiva em parceira com o CNID.

2017: Santos, Vítor «A participação dos pais na atividade desportiva dos filhos», Revista FPF360, nº 30, pág. 110-117.- Lisboa: Federação Portuguesa de Futebol.