Alunos aceitaram o desafio lançado pelo Centro de Frutologia Compal

Escolas de Olhão, Guarda e Mangualde recebem a Taça da Fruta de Portugal

Várias escolas do 1º Ciclo aventuraram-se na Volta a Portugal em Fruta com o Centro de Frutologia Compal. Após votação, a Escola Básica de 1ºCiclo de Moncarapacho (1º classificada), a Escola Básica de Bonfim (2º classificada) e a Escola Básica Ana de Castro Osório (3ª classificada) foram as vencedoras desta volta que foi uma verdadeira aventura na sala de aula.

O Centro de Frutologia Compal lançou a iniciativa Volta a Portugal em Fruta com o objetivo de valorizar as frutas DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) de Portugal e reforçar a importância da inclusão da fruta no âmbito de uma alimentação saudável. Com esta iniciativa, 68 escolas do 1º Ciclo e mais de três mil crianças receberam o Mapas das Frutas de Portugal, onde estão representadas estas frutas e as suas regiões.

As turmas aceitaram o desafio de participar no concurso Volta a Portugal em Fruta com trabalhos criativos inspirados nas frutas DOP e IGP de Portugal. Após uma votação renhida na página de Facebook da Compal, onde a comunidade local torceu pela escola da sua região, os vencedores são a Escola Básica de 1ºCiclo de Moncarapacho (Olhão), Escola Básica de Bonfim (Guarda) e a Escola Básica Ana de Castro Osório (Mangualde).

A turma do 3ºD da Escola Básica de 1ºCiclo de Moncarapacho inspirou-se nos Citrinos do Algarve IGP e no mar que lhes é tão próximo. Com muita criatividade, os alunos e a professora contaram a história da laranja que queria ser peixe.

Inspirados pela Volta a Portugal em Bicicleta, os alunos da turma da turma C13 da Escola Básica de Bonfim contaram a história da Laranja portuguesa, considerando-a a grande rainha nacional das frutas.

Os alunos e a professora da turma do 3ºB da Escola Básica Ana de Castro Osório decidiram estudar e provar uma das frutas mais saborosas da sua região: A Maçã de Bravo Esmolfe DOP. Inspirados na sua história, localização e sabor, a Volta a Portugal em Fruta valeu a pena para melhor conhecerem esta maçã vizinha da aldeia de Esmolfe.

Volta a Portugal em Fruta é uma iniciativa do Centro de Frutologia Compal que distribuiu o Mapa das Frutas de Portugal acompanhado por materiais multimédia lúdico-didáticos às escolas do ensino básico de 23 concelhos das regiões demarcadas com fruta DOP e IGP em Portugal. Este mapa foi desenvolvido em parceria com o Centro de Informação Geoespacial do Exército e com o apoio da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Regional e da Associação Portuguesa de Nutrição.