A autarquia de Mangualde e Juntas de Freguesia do concelho assinaram, no Salão Nobre da Câmara Municipal, 700 mil euros de acordos de colaboração e contratos de delegação de competências para o exercício das competências das Juntas de Freguesia durante o ano de 2021. Para o presidente da Câmara Municipal, Elísio Oliveira, “estes acordos dão expressão à nossa política de descentralização e de valorização das Juntas de Freguesia e são um instrumento fundamental na afirmação da coesão territorial”.
Os acordos, assinados no passado dia 22, visam dotar as Juntas de Freguesia de um instrumento financeiro fundamental para o exercício das suas competências, nomeadamente em áreas relacionadas com a gestão e manutenção do espaço público e pequenos investimentos necessários para o desenvolvimento sustentado das freguesias.
O Município de Mangualde considera como eixo prioritário o apoio financeiro às juntas de freguesia que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de políticas de proximidade às populações, garantindo o normal funcionamento do poder local dando resposta às necessidades das populações.