O Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, em Mangualde, está a ser intervencionado no âmbito de um plano que visa requalificar monumentos nacionais nos distritos de Viseu e Coimbra.

Para esta obra, foi aprovada uma candidatura no valor de 500 mil euros, dos quais 425 mil são comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Segundo a Direção Regional de Cultura do Centro, o mosteiro encontra-se atualmente num “estado de degradação evidente, sendo necessária uma requalificação urgente”.

No mosteiro, a igreja será “alvo de uma intervenção estrutural com substituição do revestimento em telha, ações de conservação e restauro sobre elementos pétreos, recuperação e consolidação de alvenarias e abóbadas, e instalação de caixilharias”. “Serão consideradas também ações de travamento estrutural nas arcadas do claustro e no tardoz da capela-mor”, refere a Direção Regional em comunicado.
Segundo esta entidade, a requalificação do Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão permitirá a concretização de dois objetivos estratégicos: “a interpretação cultural, histórica e arquitetónica do lugar através da criação de uma exposição de longa duração e a sua inserção nos roteiros culturais e turísticos do Município de Mangualde”, cujos serviços culturais já elaboraram um plano de programação cultural que envolve agentes culturais locais e nacionais.

Facebook Oficial – Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão

In Jornal do Centro