Cinco homens, com idades compreendidas entre os 25 e os 43 anos, foram detidos esta terça-feira, 13 de maio, pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Mangualde, numa operação que visou o combate ao tráfico de droga e à posse ilegal de armas.

A ação decorreu no concelho de Mangualde e insere-se numa investigação que decorria há cerca de um ano. Durante a operação, os militares da GNR realizaram 21 buscas — sete em residências e 14 em viaturas — e executaram quatro mandados de detenção previamente emitidos. Uma das detenções ocorreu em flagrante delito, por posse de armas proibidas.

No decorrer da operação, foram apreendidas 286 doses de haxixe, 11 doses de cocaína, 14,8 gramas de cogumelos alucinogénios, 0,5 gramas de MDMA e dois comprimidos de ecstasy. Foram ainda recolhidos quatro balanças de precisão, nove telemóveis, uma carabina, uma réplica de arma de fogo, duas facas de abertura automática, uma soqueira e cerca de uma centena de munições de vários calibres. A GNR apreendeu também mais de 5.600 euros em numerário.

Os detidos foram presentes às autoridades judiciais para aplicação das medidas de coação.