O Agrupamento de Escolas de Mangualde foi distinguido, pela primeira vez, com o selo “Escola sem Bullying | Escola sem Violência” 2024-2025, atribuído pela Direção-Geral da Educação (DGE).

A distinção reconhece as escolas que implementam Planos de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Cyberbullying, promovendo diariamente a saúde, o bem-estar, a inclusão e o respeito dentro da comunidade educativa.

Joaquim Loureiro, diretor do Agrupamento de Escolas, em declarações ao MangualdeOnline, agradeceu a todos os que tornaram este reconhecimento possível, “aos membros da equipa da saúde escolar, professores, assistentes técnicos e operacionais, técnicos superiores, alunos, encarregados de educação, e parceiros da comunidade pelo empenho, dedicação e trabalho conjunto que tornaram possível esta conquista, a todos muito obrigado.

E acrescentou, “Este selo é mais do que um prémio — é o reflexo de um esforço contínuo para construir uma escola onde cada pessoa se sinta valorizada, ouvida e protegida. Continuaremos, juntos, a promover o respeito, a empatia e a convivência positiva no nosso dia a dia”.

Para Rui Costa, vereador da Educação da Câmara Municipal de Mangualde, esta conquista “é o resultado de um esforço conjunto na promoção de um ambiente escolar seguro, inclusivo e pautado pelo respeito mútuo, empatia e convivência positiva”.

O vereador sublinha ainda que o Agrupamento “assume como prioridade o bem-estar de todos, criando um espaço onde cada pessoa é valorizada, ouvida e protegida — valores plenamente alinhados com os do município de Mangualde.”