O Município de Mangualde deu hoje um passo decisivo para o reforço da educação, inovação e desenvolvimento no concelho. O presidente da Câmara, Marco Almeida, assinou com o Governo e a ESTAMO o acordo de cedência, por um período de 50 anos, do antigo Colégio de São José e Santa Maria para uso municipal.

O edifício, com elevado valor histórico e simbólico para a comunidade, será agora integrado numa estratégia de modernização e dinamização do território. Entre os projetos em curso, destaca-se a instalação do Hub Tecnológico – EDUTEC, um centro orientado para a capacitação digital, tecnológica e profissional, assente num ecossistema composto por quatro academias especializadas.

Segundo Marco Almeida, este investimento constitui “uma oportunidade única para transformar um património histórico num polo de conhecimento, criação e futuro para Mangualde”, reforçando a ambição do município em atrair talento, consolidar competências e promover novas oportunidades para jovens, profissionais e empresas.

A cedência do antigo colégio permitirá assim reabilitar o espaço e dar-lhe uma nova função, alinhada com as prioridades locais de desenvolvimento sustentável e inovação.