Na mensagem de Ano Novo partilhada na rede social Facebook, Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, deixa uma palavra de esperança para os mangualdenses no próximo ano.
Num resumo alargado, Marco Almeida compila o que de mais relevante aconteceu em 2024 e as prioridades para o Ano Novo.
O autarca começou por destacar a fixação de mais de 200 novos habitantes que tem revertido a tendência de desertificação, consolidando Mangualde como um concelho acolhedor e integrador, evidenciado pelos cerca de 400 alunos de 22 nacionalidades presentes no Agrupamento de Escolas. O autarca lembra que para reforçar esta integração, foi inaugurado o balcão da AIMA (Agência para a Integração, Migrações e Asilo), o antigo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)
Marco Almeida lembrou ainda de que Mangualde continua a atrair investimento, com a instalação de cerca de 80 novas empresas desde 2021. Este dinamismo posiciona o concelho como um dos territórios de pequena dimensão com mais verbas aprovadas no âmbito do PRR, totalizando 5 milhões de euros para projetos públicos e privados. Destacam-se iniciativas como a requalificação das Piscinas Municipais, no valor de mais de 1 milhão de euros, e a modernização da ETAR de Cubos, que permitirá reaproveitar mais de 50% das águas residuais.
Também na área da Inovação e Transição Digital, o autarca lembrou o investimento no SmartParking, já está em funcionamento e futuro Ecocentro, previsto entrar em funcionamento em abril de 2025.
Quanto à Educação e Infraestruturas, o destaque foi para a inauguração do Centro Tecnológico Especializado (CTE) que capacita os jovens para o mercado de trabalho e prepara o terreno para o futuro Hub Tecnológico. Simultaneamente, prosseguem os investimentos na requalificação da rede viária e de edifícios escolares, totalizando mais de 1,5 milhão de euros.
A Habitação e Bem-Estar também mereceu destaque do autarca. Os Projetos habitacionais em destaque incluem o projeto de requalificação do Bairro Municipal da Gândara e a integração de um edifício na Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário. Marco Almeida lembra também que foi também aberto o primeiro Gabinete de Apoio à Vítima do distrito, reafirmando o compromisso com a segurança e o bem-estar.
2025
Para o autarca de Mangualde 2025 sem será sem dúvida um ano de avanços significativos. Marco Almeida destaca as obras no Centro de Saúde, a reconversão do Mercado Municipal, e o início da Interface Modal de Passageiros (nova central de camionagem). O presidente da Câmara destaca ainda na sua mensagem de Ano Novo, que em 2025 serão desenvolvidas zonas de acolhimento empresarial para atrair mais investimento e emprego.
Comentários recentes