Após a inauguração da primeira fase de requalificação da Escola Secundária Felismina Alcântara, realizada em setembro de 2023, encontram-se já em curso as obras da segunda etapa da intervenção.
Num agrupamento que acolhe atualmente mais de 2700 alunos, provenientes de 20 nacionalidades diferentes, o diretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde, Joaquim Loureiro, sublinha a relevância das parcerias estratégicas e da modernização das infraestruturas como fatores fundamentais para a promoção do sucesso educativo.
Esta segunda fase da requalificação é totalmente financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e deverá estar concluída até 30 de junho de 2026.
Para o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, a qualidade da educação passa necessariamente por criar melhores condições de aprendizagem, com espaços adequados, funcionais e acolhedores.
A primeira fase da obra — comparticipada em 85% por fundos comunitários e com um investimento superior a 1,6 milhões de euros (1.631.091,55€) — permitiu modernizar diversos espaços, renovar sanitários, instalar novo mobiliário e melhorar significativamente as condições gerais da escola.
Nesta nova etapa, com um investimento de 3 milhões de euros, a intervenção incide sobre o refeitório escolar, o pavilhão desportivo — que já beneficiou de obras na cobertura e no pavimento — e o espaço exterior envolvente, incluindo o campo desportivo ao ar livre.
De acordo com o autarca mangualdense, as obras arrancaram pelo refeitório, com o objetivo de estarem concluídas até ao início do novo ano letivo, em setembro.
A apresentação pública da segunda fase da requalificação da Escola Secundária Felismina Alcântara decorreu esta quarta-feira, 16 de julho.
Comentários recentes