Realizou-se, no Estado-Maior da Força Aérea, em Alfragide, a Cerimónia de Promoção de Oficiais-Generais, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves.
Ao posto de Tenente-General foi promovido o Major-General Fernando Costa, enquanto o Brigadeiro-General Paulo Costa foi promovido a Major-General.
Como novos Oficiais-Generais, foram promovidos a Brigadeiro-General a Coronel Diná Azevedo e o Coronel João Conde, que recentemente concluíram o Curso de Promoção a Oficial-General.
A Mangualdense Diná Azevedo torna-se assim na primeira mulher da especialidade Piloto-Aviador a ser promovida a Brigadeiro-General.
Diná Azevedo
Natural de Mangualde, nasceu 1972 e ingressou na Força Aérea em 1990 no Curso de Ciências Militares Aeronáuticas da Academia da Força Aérea, na especialidade de Piloto-Aviador, tendo sido brevetada na aeronave TB-30 Epsilon, na Base Aérea N.º 11, em Beja, em julho de 1995.
Colocada na Base Aérea N.º 1 (BA1), em Sintra, completou, na Esquadra 502, o Curso Complementar de multimotores na aeronave C-212 Aviocar, sendo depois colocada entre 1996 e 2000 na Esquadra 401 – “Cientistas”, voando as aeronaves C-212 Aviocar, onde totalizou cerca de 1.700 horas de voo.
Entre 2002 e 2005 assumiu o cargo de Piloto na “NATO Airborne Early Warning & Control Force E-3A Component” na Alemanha, voando, na Esquadra 2, o Boeing E-3A Sentry (AWACS) ao serviço da NATO, totalizando nesta aeronave 1.200 horas de voo. Nesta componente completou todas as qualificações possíveis, nomeadamente Piloto, Piloto Comandante, Piloto Instrutor e Piloto Avaliador.
De regresso à BA1, foi colocada na Esquadra 502 – “Elefantes”, pilotando primeiro o C-212 Aviocar para, mais tarde, se qualificar como Piloto Comandante do avião C-295M, sendo, entre 2007 e 2010, a Piloto responsável pelos testes em voo e aceitação destas aeronaves, em Sevilha.
Em 2009, com a Esquadra 502 já sediada na Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo, obteve as qualificações de Piloto Operacional, Piloto Instrutor e Piloto de Experiência em C-295M, assumindo em 7 de setembro de 2010 o Comando daquela Esquadra, tornando-se assim na primeira mulher a assumir o cargo de Comandante de uma Esquadra de Voo da Força Aérea.
Posteriormente foi Comandante do Grupo Operacional da BA6, cargo que desempenhou até janeiro de 2014, altura em que foi colocada na Divisão de Operações do Estado-Maior da Força Aérea, onde desempenhou, até 8 de março de 2016, a função de Adjunta para os Sistemas de Armas.
A 9 de março de 2016 foi nomeada Assessora Militar da Força Aérea de Sua Excelência o Presidente da República, cargo que exerceu até 2 de outubro de 2024, altura em que assumiu o comando da Base Aérea N.º 6, no Montijo, tornando-se assim na primeira mulher a comandar uma base aérea da Força Aérea.
noticia original em www.emfa.pt/
Comentários recentes