O Rotary Club de Mangualde vai promover, entre os dias 19 e 25 de outubro de 2026, a sua campanha anual de angariação de fundos para o combate à poliomielite, uma doença infecciosa que pode provocar paralisia e colocar em risco a vida, afetando sobretudo crianças com menos de cinco anos.
A iniciativa, integrada na campanha internacional de erradicação da doença, pretende mobilizar a comunidade local para a recolha de donativos destinados à vacinação de crianças em todo o mundo. Ao longo da semana, estarão disponíveis vários mealheiros em diferentes locais de Mangualde, permitindo que a população contribua para esta causa.
Segundo o Rotary Club de Mangualde, cada vacina tem um custo de 0,23 euros, pelo que um donativo de apenas um euro poderá ajudar a assegurar a vacinação de quatro crianças.
– Erradicação da doença continua a ser um objetivo mundial
O Rotary iniciou o seu envolvimento em programas de vacinação contra a poliomielite em 1979, nas Filipinas, tendo lançado, em 1985, o programa internacional Pólio Plus. Desde então, tem desempenhado um papel importante na mobilização de recursos para a erradicação desta doença.
De acordo com os dados divulgados pelo clube, os esforços internacionais permitiram reduzir em 99,9% a incidência da poliomielite. Contudo, a doença continua a ser endémica no Paquistão e no Afeganistão, pelo que a vacinação e a vigilância permanecem essenciais para evitar a sua propagação.
A campanha conta com a colaboração de parceiros internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas e a Fundação Bill e Melinda Gates. Esta última compromete-se a contribuir com três euros por cada euro angariado pelos clubes rotários, multiplicando o impacto dos donativos.
– Mangualde já contribuiu para milhares de vacinas
Nos últimos anos, o Rotary Club de Mangualde conseguiu mobilizar a comunidade para esta causa. Em 2024, os donativos angariados corresponderam à aquisição de 7608 vacinas, enquanto, em 2025, permitiram financiar 5435 vacinas, valores que beneficiaram ainda do mecanismo de comparticipação da Fundação Gates.
O clube recorda também que existem pessoas no concelho de Mangualde que sofreram as consequências da poliomielite durante a infância, sublinhando a importância de continuar a combater uma doença que pode deixar sequelas permanentes.
Com esta nova campanha, o Rotary Club de Mangualde renova o apelo à participação dos cidadãos, empresas e instituições locais, destacando que mesmo os pequenos donativos podem fazer a diferença na proteção da saúde infantil.
A organização espera, uma vez mais, contar com a solidariedade dos mangualdenses para contribuir para um mundo livre de poliomielite.
Comentários recentes