O Solar de Almeidinha, considerado um imóvel de interesse público desde 1978, situado em Almeidinha, Mangualde, desenvolve nos seus espaços exteriores eventos sociais, institucionais e culturais . Porém desde junho último iniciou a actividade de turismo  rural ( agro-turismo) .  Esta nova unidade de alojamento turístico combina um exterior imponente e um interior repleto de detalhes apaixonantes e verdadeiramente inspiradores.

João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, visitou o espaço e congratula-se “com este novo e importante investimento no Turismo da região. É um espaço diferenciador e de excelência, que vem alargar e melhorar a oferta turística da nossa região”.

Caraterizado pelos seus azulejos do século XVIII e pelos seus jardins, o Solar de Almeidinha foi alvo de obras de recuperação, entre 2013 e 2018, mas sempre preservando a sua linha arquitetónica, quer do edifício principal, quer ao nível dos anexos do Solar. Este Solar Beirão do século XVI torna-se, assim, um retiro de conforto e paz rodeado de dez hectares da Quinta do Espírito Santo com um olival centenário, jardins românticos, fontes de água e espaços de lazer.

Com um total de 13 quartos, há uma combinação perfeita entre a história e a tradição, entre a sofisticação e o conforto, oferecendo retiros de leitura e conversa a quem aprecia a “arte de bem viver”.

A Biblioteca, que proporciona um ambiente relaxante e familiar, pode encontrar milhares de livros antigos, que contam a história de Portugal e da região das Beiras, mas, também, documentos e demais publicações para o público estudar, ler e consultar.

Outro marco deste Solar são os jardins. Verdadeiros museus naturais, onde se pode deslumbrar com os jardins de buchos, os jardins de camélias com a Fonte Romântica e a Fonte de Cavalos. Pode, igualmente, visitar a Quinta do Espírito Santo onde encontra o olival centenário (mono-varietal azeitona Galega), a floresta autóctone portuguesa com árvores das mais variadas espécies.