Portagens das ex-Scut com desconto de 25% a partir da oitava passagem

Novo sistema de cobrança entra em vigor no dia 1 de Janeiro. Auto-estradas do interior com descontos para veículos das classes 1 e 2. Transporte colectivo de passageiros vai beneficiar dos descontos pela primeira vez e em auto-estradas que não estão no interior.

O Conselho de Ministros aprovou esta passada quinta-feira uma resolução que vai permitir baixar o custo das portagens em auto-estradas maioritariamente no interior, bem como intensificar os descontos dados aos transportes pesados de mercadorias, e acrescentando o transporte colectivo de passageiros pela primeira vez.

“Trata-se de medidas para reduzir custos de contexto e aproximar populações. É uma forma de privilegiar os utilizadores frequentes, bem como contribuir para a redução de sinistralidade, porque facilitam uso de vias mais seguras que estão subutilizadas”, explicou a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na conferência de imprensa realizada no final do Conselho de Ministros.

Todas as auto-estradas que foram concebidas para não terem custos para o utilizador (Scut), e que estão sob a alçada da Infra-estruturas de Portugal, vão oferecer os descontos de 25% a partir da oitava passagem naquela via.

​São elas as auto-estradas A4 – Sendim/Águas Santas, A4 – Túnel do Marão, A4 – Vila Real-Bragança (Quintanilha), A13 – Atalaia (A23)/Coimbra Sul, A13-1, A17 – Mira/Aveiro Nascente (IP5), A22, A23, A24, A25, A28, A29, A41 – Freixieiro/Ermida (IC 25) e A42.