O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Mangualde, no dia 17 de novembro, deteve quatro homens com idades compreendidas entre os 21 e os 33 anos, pelo crime de extorsão, no concelho de Mangualde.

No âmbito de diligências de investigação que decorriam há cerca de quatro meses, os militares da Guarda apuraram que os suspeitos ameaçavam e coagiam as vítimas para entrarem no seu veículo, transportando-as para um supermercado onde realizavam um cartão de crédito de cliente no seu nome. Posteriormente, os suspeitos realizavam as compras com o cartão em nome da vítima para seu benefício. No decorrer das diligências foi dado cumprimento a cinco mandados de busca domiciliária, que culminaram na apreensão do seguinte material:

  • Uma catana;
  • Uma pistola de ar comprimido;
  • Um computador portátil;
  • Três telemóveis;
  • Documentação bancária e financeira.

Dos quatro detidos, três foram presentes a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Mangualde, ficando sujeitos às medidas de coação de apresentações periódicas no posto policial da sua área de residência. O quarto detido, após ter sido presente ao Tribunal Judicial de Viseu, ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva.

A operação contou com o reforço da Unidade de Intervenção (UI), do Comando Territorial de Coimbra e com o apoio da Polícia Judiciária (PJ).

informação – gnr.pt