Nuna noticia avançada pelo Jornal do Centro Online , a vacinação em lares está agendada para começar na próxima segunda-feira em Mangualde, um concelho que está com uma elevada taxa de incidência de casos positivos de Covid-19.

De acordo com o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (Aces) Dão Lafões, em declarações ao Jornal do Centro,  o planeamento já está a ser feito com as instituições. “Neste concelho, serão cerca de 350 unidades de vacina que vão ser administradas na primeira inoculação”, anunciou Cabrita Grade.

“Isto é um processo de vários dias, de vários meses. Nós estamos a fazer toda a organização para cumprir com a vacinação e quebrar as cadeias de contágio”, assinalou.

Esta terça-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou que a vacinação contra a Covid-19 nos lares de idosos vai arrancar na próxima semana nos 25 concelhos com um nível de risco extremamente elevado, onde foram identificadas 150 estruturas. A governante explicou que a prioridade de vacinação contra a covid-19 nos lares de idosos e unidades de cuidados continuados integrados foi definida com base no mapa de risco.

Lembramos que neste momento o concelho de Mangualde tem 267 casos ativos, 77 dos quais no lar da Misericórdia de Mangualde. De 14 a 28 de dezembro, Mangualde teve uma taxa de incidência de 1324 casos por 100.000 habitantes, ou seja , se o concelho de Mangualde tivesse 100.000 habitantes tinhamos o equivalente a 1324 novos casos.

Gráfico Márcio Teles – https://www.datawrapper.de/_/oCvRY/