A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, com a tutela das Migrações, inaugurou esta terça-feira de manhã o 150°Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), em Mangualde, numa parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Mangualde e o Alto Comissariado para as Migrações – ACM, I.P. (ACM).
Com a inauguração de hoje, o Governo dá mais um passo na estratégia de aumentar a cobertura da Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (Rede CLAIM): a Rede CLAIM tinha em 2016 cerca de 60 Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes e, desde então, mais do que duplicou de tamanho, contando a partir de hoje com 150 centros de apoio à integração. Este caminho tem sido uma aposta constante nos últimos anos, estando enquadrada na estratégia do Plano Nacional de Implementação do Pacto Global para as Migrações e das políticas públicas assumidas em prol da integração.
Ana Catarina Mendes , na assinatura do protocolo em Mangualde, referiu que esta “não é apenas a assinatura de um protocolo importante. É dar corpo a uma política pública de integração de migrantes”. O papel do Estado, defendeu a Ministra com a tutela das Migrações, “é o de ser um facilitador de políticas públicas a implementar a nível local em parceria com autarquias, instituições do Ensino Superior e da sociedade civil”. “Não há um ‘nós’ e os ‘outros’, há um todos nós”, sublinhou.
Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, destacou a importância deste novo centro: “no contexto atual, de exponencial movimento migratório, quer na procura de novas oportunidades de trabalho, conflitos, terrorismo e guerra ou violações dos direitos humanos, fazem com que o mundo sofra alterações constantes. É, por isso, importante para nós ter definido um objetivo muito claro de integração de todas as pessoas que escolhem este território para viver, para trabalhar, visitar e continuar a promover a coesão e solidariedade social, o acesso à cidadania e o reforço das redes sociais de integração e participação pública dos imigrantes”.

Com este protocolo, Mangualde “tem agora uma resposta especializada e de proximidade, que vai permitir que este concelho reforce o apoio que presta aos cidadãos estrangeiros, sejam residentes ou aqueles que nos procuram em momentos dramáticos da sua vida, como é agora o caso dos deslocados da Ucrânia em consequência da Guerra”, explicou ainda o presidente da Câmara Municipal de Mangualde.

Governo reforça rede nacional de apoio à integração de migrantes com abertura do 150° centro local, em Mangualde
Rede mais do que duplicou desde 2016
A aposta no aumento da Rede CLAIM, não só em número, mas também na abrangência geográfica destes centros de apoio aos migrantes, tem permitido aumentar de forma muito significativa o total de atendimentos prestados pela Rede ao longo dos anos mais recentes: se em 2016 a Rede respondeu a cerca de 52 mil pedidos, em 2018 esse número superou pela primeira vez os 100 mil atendimentos e, em 2021, superou os 140 mil atendimentos.
Os CLAIM são gabinetes/espaços de acolhimento que têm como missão apoiar e informar sobre todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a integração nos territórios.