O Município de Mangualde, viu aprovada a candidatura ao Programa de Acão Nacional para Controlo do Nemátodo da Madeira do Pinheiro e do seu Inseto Vetor, realizada pelo Gabinete de Apoio ao Agricultor da Câmara Municipal, em parceria com a Associação de Produtores Florestais- Dão Flora, que engloba um financiamento de cerca de 1 milhão de euros. O projeto será implementado pela autarquia nos próximos três anos em cerca de 500ha do concelho de Mangualde.
No âmbito do Programa de Ação Nacional para Controlo do NMP, a autarquia candidatou-se à Operação 8.1.3 – Prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos, Prevenção da floresta de pinho – pragas e doenças, tendo como objetivo o controlo do Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP) e do seu Inseto Vetor, no concelho de Mangualde.
Esta candidatura, aprovada com um financiamento de cerca de 1 milhão de euros, permitirá intervencionar uma área de 500 hectares, contemplando algumas freguesias do concelho, nas quais serão efetuadas as seguintes intervenções: Identificação de árvores com sintomas; Instalação e monitorização de armadilhas; Recolha de amostras e realização de análises laboratoriais; Abate e eliminação no local de árvores afetadas; Tratamentos fitossanitários- Silvicultura preventiva; Tratamentos fitossanitários – Químicos.
Esta iniciativa de prevenção e controlo que será realizada em Mangualde demonstra a preocupação da Câmara Municipal em fazer uma gestão ativa dos espaços florestais do concelho.