Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, esteve esta semana em Mangualde onde reuniu com o executivo municipal, liderado pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida. Foram vários os assuntos em cima da mesa, mas os dossiers da água, da Barragem de Fagilde, do gás e da energia foram os que assumiram maior destaque.

Marco Almeida destacou que “foi um encontro bastante produtivo, no sentido em que a estratégia do município e os projetos que temos vindo a desenvolver – como as “Comunidades de Energia Renovável” (CER) dirigidas ao Centro Urbano de Mangualde e a Tibaldinho, a gestão local da água nas matérias da telegestão e telemetria, entre outros – vão ao encontro da estratégia traçada a nível nacional”. O presidente da Câmara Municipal de Mangualde, sublinhou ainda que “foram abordados ainda projetos que estão a ser preparados para desenvolver no futuro próximo no nosso concelho”.

“Estas matérias da água, da seca e da energia são essenciais para o bem-estar dos nossos munícipes e, por isso, é essencial ter estratégias locais concertadas com as diversas estratégias nacionais e internacionais”, concluiu ainda o edil mangualdense.