O Hardmetalfest ‘regressa’ ao concelho de Mangualde já no próximo fim de semana. A 28.ª edição do festival de heavy metal acontece a 14 de janeiro.

O evento regressa ao seu local de sempre, o Centro Recreativo e Cultural de Santo André, depois de, no ano passado, ter sido realizado no Clube de Caça e Pesca de Mangualde.

O festival de heavy metal mais antigo de Portugal – a primeira edição foi realizada em 1997 – vai contar com uma maratona de atuações de 12 bandas que arranca à tarde e vai prolongar-se até à madrugada. Um dos destaques serão os ingleses Satan, que tocarão pela primeira vez no país e apresentarão o mais recente álbum “Earth Infernal”.

O cartaz conta ainda com o regresso dos finlandeses Lord Vicar a Mangualde. Também vindos da Finlândia, atuam os Black Mass Pervertor.

A edição deste ano do Hardmetalfest traz também a estreia dos franceses Gorgon, uma banda de “black metal” que lançou recentemente o disco “Traditio Satanae”. Da Alemanha, chegam os Noctural, uma banda de culto do género “trash”. Os Deathless Legacy vão representar a Itália no festival.

Já a Áustria será representada pelos Schirene Plays Pungent Stench, considerados um dos grupos mais sonantes do género “old school death metal”.

Quanto às bandas nacionais, o Hardmetalfest propõe a estreia dos Gwydion, uma banda que trabalha no “folk metal”, e também concertos dos Wanderes, dos Cape Torment, dos Mordaça e dos Sollust.

As portas estarão abertas às 14h30 e os concertos terão início às 15h00. Os bilhetes estão à venda por 25 euros em caso de compra antecipada. No dia do evento, os ingressos vão custar 30 euros.

texto Jornal do Centro