Decorreu no dia 21 de janeiro – Dia de São Sebastião, a inauguração das obras de conservação e restauro da capela de Sebastião em Santiago de Cassurrães.

O momento contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, do Vereador da Câmara Municipal de Mangualde, Rui Costa, do Presidente da União das Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, Rui Valério, e restante executivo e com o Pároco Celestino Ferreira. Estiveram ainda presentes outros responsáveis da Paróquia de Santiago de Cassurrães, o responsável pela empresa de conservação e restauro, Arqueohoje e outros intervenientes na gestão do processo.

Marco Almeida destacou que “estamos perante a recuperação e valorização de um bem que integra o património edificado de grande notabilidade do território. As obras permitiram a preservação dos traços arquitetónicos, mas também de toda a história cultural e religiosa da freguesia”.

A obra representou um investimento de cerca de 70 mil euros, com 80% de financiamento comunitário. A capela é do século XVIII. A intervenção incidiu na recuperação das madeiras do teto e nas magníficas pinturas do estilo barroco que exibe – no concelho existem apenas dois templos com a técnica detrompe l’oeil. Esta e a Igreja da Misericórdia, facto que a distingue no panorama do património religioso da região. Também o retábulo do altar-mor foi recuperado. A restante intervenção verificou-se ao nível das paredes, cobertura e pavimentos.