Ser mulher é absolutamente extraordinário. Não fosse, tão somente, a capacidade de reprodução uma bênção da natureza. E este poderia ser o mote para o início de uma maravilhosa história de encantar, mas hoje importa refletir.

Dados da organização Mundial de Saúde mostram que as mulheres tendem a sofrer mais de Depressão e outras perturbações mentais,comparativamente aos homens. Certo é que,questões genéticas e hormonais estão na base desta predisposição e, não menos impactantes,estão as questões culturais e sociais ainda muito vincadas nas sociedades de hoje, que exercem pressão, ruído e diferenciação sobre lideranças femininas, por mais que conjurem conceitos de igualdade. Seriam, aliás, sociedades justas todas aquelas onde políticas de igualdade entre mulheres e homens não fossem uma necessidade.

Não podemos ignorar os números da violência contra mulheres. Aqueles números que vemos nos ecrãs diariamente e com os quais lidamos de forma quase irrefletida. A Pandemia veio deflagrar uma realidade muito sentida, mas sobre a qual pouco fazemos, porque continuamos a considerar que assunto alheio a outros pertence.

A mensagem de hoje é para todos nós, na lembrança de que o assunto alheio que procrastinamos envolve avós, mães, filhas ou netas de alguém.

Façamos a diferença, denunciando.

Às mulheres que com amor se conquistam.


Artigo de Joana Pinheiro [Psicóloga do Hospital da Cruz Vermelha]