O Município de Mangualde celebrou, no início do corrente mês de março, a renovação do Protocolo com a Proviseu – Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão de Viseu e o Agrupamento de Escolas de Mangualde, dando continuidade ao projeto da Orquestra POEMa (Projeto Orquestra Experimental de Mangualde). Estiveram presentes na assinatura do Protocolo o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, o Presidente da Proviseu, António Rainho, o Vereador da Educação, Rui Costa, o Diretor do Conservatório Regional de Música de Viseu, José Carlos Sousa e o Diretor do Agrupamento de Escola, Agnelo Figueiredo.

A assinatura deste Protocolo permite a continuidade de aulas regulares ministradas por professores credenciados, bem como a realização de estágios intensivos e formação dedicada às Bandas Filarmónicas do concelho de Mangualde em formato de workshop, no período que melhor enquadre as atividades da Orquestra e das várias bandas filarmónicas.

Foi destacado o empenho do Município em diversos projetos musicais, únicos na região, que constituem um grande contributo para a promoção do sucesso escolar de crianças e jovens do concelho, impulsionando o desenvolvimento de músicos com elevado nível de formação, de Associações Musicais e Bandas Filarmónicas.

Uma década da Orquestra POEMa

Neste ano, em que se celebra o 10º aniversário da Orquestra POEMa, foi reconhecido o trabalho de excelência desenvolvido por professores, músicos e maestro, bem como a sua presença na agenda cultural do Município, através de vários concertos, estágios e workshops programados para estre ano, apresentando já, no âmbito da Programação da Páscoa, o 2º Concerto do Ano, ao qual se seguirão muitos outros.