Às mamãs, às tias, às avós e a todas as mulheres a quem ascircunstâncias da vida lhes atribuiu o papel de mãe.

Neste Dia das Mães que hoje celebramos, falo-vos sobre um tema essencial na vida de todas: a saúde mental.

Não haverá dúvida sobre como ser mãe é das tarefas mais gratificantes e desafiadoras de sempre. Cuidar, educar, orientar e proteger passam a fazer parte das rotinas, numa habitual competição com a alimentação, o sono ou a quase sobrevivência! Mas, se antes a semana já voava, o dia parecia curto e o cansaço já tomava conta, depois de ser mãe, tudo se intensificou. Certo?

A fragilidade do Ser que segura entre os dedos, o choro, as birras, as gargalhadas, a primeira palavra, os passos arriscados e as perguntas difíceis são só o início. Esta correria do dia a dia e a preocupação com a família colocam em segundo, terceiro ou quarto planos as suas necessidades pessoais, com resultado em fadiga, vulnerabilidade, stress, ansiedade, angústia, isolamento, incerteza

Cuidar da saúde mental é fundamental para o desempenho do papel de mãe com excelência. Por isso, mães, é de extrema importância que se permitam a momentos de descanso, lazer e autocuidado.

Normalize os momentos de cansaço, irritação, stress e até de frustração. É normal aconteceram em períodos mais exigentes! O importante é que não se sinta culpada e que perceba que está tudo bem em pedir ajuda. O alarme deve soar caso essas emoções se tornem no seu estado de espírito diário. Aqui, deve procurar ajuda profissional.

Hoje, venho recordar-lhe que é muito mais forte do que imagina e muito mais resiliente foi outrora, capaz de enfrentar qualquer desafio que a vida lhe apresente como, aliás, sempre fez! Acima de tudo, bem sabemos como tantas vezes dedica à sua vida a cuidar daqueles que ama.

Ah… E sobre aquela dúvida persistente que a acompanha desde o primeiro momento, não se preocupe porque, em teoria, não há mães perfeitas, mas na prática, quase todas o são! Sempre que o faz com amor, da melhor forma que sabe, está com toda a certeza a ser a melhor mãe que seus filhos poderiam ter!

Feliz dia, Mães!

À minha, com amor.

Joana Pinheiro