A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, abriu este sábado as primeiras jornadas apícolas promovidas pela Cooperativa Re-Floresta.

O combate à vespa velutina, em Portugal, deve passar por uma estratégia nacional. Esta é a ideia defendida pelo presidente da Cooperativa Refloresta, com sede em Espinho, no concelho de Mangualde.
José Manuel Ferreira aproveitou a presença da ministra da Agricultura, na abertura das 1ªs Jornadas Apícolas, em Abadia de Espinho, para apelar à governante uma maior envolvência no combate à praga.
Em resposta, a ministra da agricultura anunciou um reforço do Plano de Apoio ao Setor Apícola em cerca de mais 21 milhões de euros, onde está incluído o combate à vespa velutina. A governante avançou ainda com uma medida específica para o setor agrícola para fazer face às dificuldades provocadas pelo calor. Como disse Maria do Céu Antunes, a apicultura será abrangida pela primeira vez.
Na sessão de abertura das Jornadas Apícolas, promovidas pela Refloresta, o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, anunciou para breve a criação da Zona de Acolhimento Agro Alimentar.
As 1ªs Jornadas Apícolas de Mangualde contaram, no sábado (23 de setembro) com mais de uma centena de apicultores da região.