Mangualde acolhe esta quarta-feira, dia 6 de dezembro, a cerimónia de entrega do Estandarte Nacional da 3º Força Nacional, projetada para a Roménia, no seguimento da intensificação do conflito armado no Leste da Europa e a ativação dos planos de Defesa da Nato.

 O evento, promovido pelo Regimento de Infantaria (RI) 14 (Viseu), conta com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) General Eduardo Mendes Ferrão.

Esta 3º Força, designada de 3FND CAtMec/ROU, assumiu a missão “Enhanced Vigilance Activities,” na Roménia, onde permaneceu durante seis meses “num ambiente multinacional” e “sujeita a elevados padrões de treino operacional com Forças de outras nações”, de acordo com o RI 14.

 Os 201 militares, que regressaram a Portugal, no passado dia 26 de novembro, transportaram para a Roménia a Bandeira Nacional que os acompanhou durante a missão,  que vão agora entregar durante esta cerimónia, realizada com o apoio do município de Mangualde.

 O Chefe do Estado-Maior do Exército será recebido, com Guarda de Honra, às 10h45, junto à rotunda do Largo Dr. Couto e às 11h00, pelo presidente do município, Marco Almeida.

A cerimónia militar decorre no Largo do Rossio, (junto ao parque infantil)  às 11h15, inclui a apresentação das Forças em Parada, intervenções do comandante da 3FND CAtMec/ROU e do Chefe do Estado-Maior do Exército e entrega de medalhas por parte do homólogo romeno. A 3ª Força entrega depois o Estandarte Nacional, seguido de desfile.

Segue-se uma visita à exposição militar, no Largo Dr. Couto.