O Campeonato Nacional Universitário de Atletismo de Pista Coberta regressou ao Expocentro de Pombal e consagrou dezenas de atletas-estudantes. Entre as várias categorias presentes em prova, destaque para a inserção do lançamento do peso adaptado, algo inédito na história da FADU e dos Campeonatos Nacionais Universitários de Atletismo – Pista Coberta.

Em prova, conquistando a medalha de ouro na categoria de F40, esteve Miguel Monteiro, atleta paralímpico da Associação Académica da Universidade de Aveiro, que estabeleceu assim, de igual forma, o recorde nacional universitário com a marca de 10.95 metros.

O internacional português, em entrevista à FADU, mostrou-se “feliz por poder competir a nível universitário”, afirmando ainda que “este foi um passo na direção certa para que assim, mais atletas paralímpicos possam competir pelas suas universidades.” O atleta destacou a tendência crescente de apoio dado por diversas universidades aos atletas paralímpicos, agradecendo também, todo o apoio dado ao longo do seu percurso pela sua universidade, confessando que já era um desejo seu “representar e defender as cores da Universidade de Aveiro”.

 

Recorde-se que o atleta já havia conquistado em 2021 a medalha de bronze no lançamento do peso F40 (baixa estatura) nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, e já se encontra apurado para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que decorrem este ano. O atleta, realiza agora, o sonho pessoal de conquistar um título a nível universitário.

noticia – fadu.pt