Cerca de 450 cães e gatos sem detentor foram recolhidos, ao longo do ano passado, pelo Centro de Recolha Oficial Intermunicipal (CROI), gerido pela Associação de Municípios de Mangualde, Aguiar da Beira, Penalva do Castelo e Sátão.

No concelho mangualdense foram retirados das ruas 60 cães, o que corresponde a 36% do total destes animais recolhidos pelo CROI (165), e mais de meia centena de gatos (20%) dos 249 capturados em todos os concelhos que integram o CROI.

“É um balanço positivo, mas pretendemos fazer muito mais pela causa animal e, por isso, é fundamental o envolvimento de todos. Precisamos que os cidadãos alertem a Câmara Municipal  sempre que se apercebam de um cão ou de um gato, sem detentor, para que o mesmo possa ser capturado, levado para o canil e, posteriormente encaminhado para adoção, explica o vereador Rui Costa.

No ano passado, o Centro de Recolha Oficial Intermunicipal conseguiu que fossem adotados 85 animais, dos quais duas dezenas ganharam uma família em Mangualde.

“Quantos mais animais forem adotados, mais espaço teremos livre para acolher outros, evitando que fiquem ao abandono ou que morram nas ruas”, explica Rui Costa.

Do balanço do ano passado há ainda a reter que foram esterilizados no CROI mais de 160 animais de companhia, contribuindo desta forma para travar a multiplicação de cães e gatos.