Noticia – Jornal do Centro 

A romaria da Nossa Senhora do Castelo, em Mangualde, vai acontecer sem público a 7 e 8 de setembro, devido às restrições aplicadas ao ajuntamento de pessoas.

José Tomás, provedor da Santa Casa da Misericórdia, a instituição organizadora, diz que as celebrações religiosas estão garantidas pela transmissão na Internet.

“Este ano, a romaria será celebrada de forma diferente e numa forma que terá de ser adequada à situação que se está a viver hoje. Teremos dois momentos que serão seguramente celebrados: a procissão das velas, sem participantes e com transmissão online para que as pessoas possam acompanhar a partir das suas casas, e a celebração eucarística da Nossa Senhora do Castelo, que também será transmitida”, explica em declarações ao Jornal do Centro.

O mesmo não vai acontecer com as iniciativas culturais e musicais, “porque as recomendações que existem é para que não aconteçam”. Nas festas em honra da Nossa Senhora do Castelo, eram realizados vários concertos de grupos locais, incluindo serenatas, e desfiles etnográficos.

Milhares de pessoas sobem, todos os anos, ao Monte da Senhora do Castelo. Segundo José Tomás, este ano, o acesso vai ser condicionado.

“Nessa altura, os ajuntamentos de pessoas talvez ainda não sejam autorizados. Portanto, não sendo autorizado, não será permitido que haja concentração de pessoa e haverá restrições ao acesso ao espaço”, remata o provedor da Misericórdia de Mangualde.

Subir ao Monte da Senhora do Castelo é normalmente uma tradição cumprida por milhares de fiéis. Agora, nem todos o poderão fazer.