O Pedreles Beira Dão FC, entregou mais de meia centena de cabazes de Natal a famílias da aldeia localizada no concelho de Mangualde. O clube, conhecido pela sua equipa de futsal, realizou a entrega com o objetivo de ajudar quem mais precisa na altura do Natal.

“À semelhança do que já tínhamos feito na altura da pandemia, em que visitamos várias pessoas que estavam mais sozinhas, agora decidimos visitar todas as casas da aldeia, para dar algum conforto”, disse o presidente do clube, Horácio Carreira.
Os cabazes, compostos essencialmente por bolo-rei, uma garrafa de vinho e um pai Natal de chocolate, foram distribuídos por 72 agregados familiares e algumas famílias receberam outros bens essenciais.

“O mais importante não é o valor do cabaz, é o carinho e a atenção que demos a cada família que visitamos, muitos a viver sozinhos. Alguns ficaram surpreendidos, outros até emocionados pelo gesto. Entregamos ainda outros bens essenciais a alguns agregados mais carenciados”, conta.
Na ação solidária participaram elementos da direção e vários atletas da formação. “Criamos um grupo, alguns vestidos a preceito, de Pai Natal e juntamos elementos da direção e atletas. No fundo, também quisemos envolver os nossos jovens nesta vertente mais social”, lembra Horácio Carreira.

Além da visita a todas as casas da aldeia que tem cerca de 200 habitantes, maioritariamente idosos, a iniciativa passou ainda por Mangualde, “onde estão vários pessoas da aldeia”, nomeadamente no Lar onde houve tempo para surpreender um antigo jogador do clube. Nelson Costa, com 80 anos, há muito que desejava uma camisola do clube que representou na modalidade de futebol.
“Fomos homenagear um idoso que foi nosso jogador há quase 50 anos. Na altura era futebol, nem era bem federado, e representava o Pedreles em vários encontros entre aldeias e concelhos. Há um ano tinha-me pedido uma camisola e achei que era a atura ideal para o presentearmos”, contou.

A iniciativa contou ainda com vários momento de animação, “já que alguns elementos da comitiva têm jeito para música”.

Segundo Horácio Carreira, “estas iniciativas são para continuar e, para breve, está a ser organizado um passeio para todos os que tiverem interessados”. O responsável aproveitou ainda para agradecer a todos os que ajudam a que estas ações sejam possíveis de realizar, “sobretudo a comunidade emigrante”.

“Contamos sempre com os nossos emigrantes, não podemos esquecer-nos deles porque são parte integrante desta e de outras atividades”, finalizou.

texto Jornal do Centro